Lisboa – Portugal
Em 24 de fevereiro, a Federação Mundial de Segurança – FMS, representada pelo Presidente Jerfferson Simões, a Federação Nacional das Empresas de Segurança Privada e Transporte de Valores – FENAVIST e o Coordenador-Geral da Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal do Brasil, Dr. Licínio Nunes, em Lisboa/Portugal, se reuniram com a Polícia de Segurança Pública de Portugal, representada pelo Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública de Portugal, Superintendente – Chefe, Manuel Augusto Magina da Silva, e empresas de segurança privada e de transporte de valores.
Durante o evento foram apresentados, em linhas gerais, os aspectos legais, a estrutura, os órgãos fiscalizadores e dados estatísticos da segurança privada em Portugal e FENAVIST apresentou, também, a realidade brasileira.
No mesmo dia, representantes das Entidades em questão se reuniram com a Associação Nacional das Empresas de Segurança – AESIRF, representada pelo Presidente da Direção, José Morgado Ribeiro, e pelo Diretor Administrativo, Antônio Silveira Malheiro. Além de apresentarem um panorama geral sobre a realidade da segurança privada portuguesa, a Entidade, integrada a Conselho de Segurança Privada, como parceira social, tratou sobre a sua atuação como liderança na contratação coletiva e representatividade perante os organismos oficiais.
No mesmo no dia, a FENAVIST e a FMS, também, se reuniram com a Associação de Empresas de Segurança – AES, em que estiveram presentes o Diretor, Diamantino Freitas, e a Secretária Geral, Ana Reis Mota. A Entidade, igualmente, apresentou sua visão sobre a realidade da segurança privada e os trabalhos que têm sido desenvolvidos na defesa dos interesses das empresas de segurança portuguesas.
Nas oportunidades junto ao AESIRF e AES, a Federação Mundial de Segurança – FMS tratou sobre a importante papel da Entidade e a importância de integrarem novos membros de diferentes países a fim de fortalecer a representatividade do Setor perante os organismos internacionais.
Madri – Espanha
Em 25 de fevereiro, a Federação Mundial de Segurança – FMS, representada pelo Presidente Jerfferson Simões, a Federação Nacional das Empresas de Segurança Privada e Transporte de Valores – FENAVIST e o Coordenador-Geral da Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal do Brasil, Dr. Licínio Nunes, em Madrid/Espanha, se reuniram com representantes do Ministério Interior da Espanha.
Em síntese, foi apresentada a estrutura e atribuições desempenhadas pelo Ministério Interior na Espanha, o panorama geral sobre a segurança privada no País, abordando, inclusive, as regulamentações, as formas de fiscalizações, as responsabilidades das empresas de segurança como colaboradoras da segurança pública, os dados estatísticos do setor.
Na mesma data, integrantes da FMS e da FENAVIST se reuniram com a APROSER – Associação Profissional de Empresas de Serviços de Segurança Privada. Na oportunidade, expuseram a visão da Entidade sobre a segurança privada na Espanha, de forma geral, inclusive, ressaltando a legislação, inovações, as principais dificuldades das empresas de segurança, bem como a representatividade da Entidade perante os organismos públicos e particulares. Além disso, destacou a atuação da Entidade como membro da Confederação Europeia dos Serviços de Segurança – CoESS.
Ainda, no dia 25, ocorreu a Assembleia Geral 2020 da Federação Mundial de Segurança – FMS, em que estiveram presentes representantes do Brasil, México, Espanha e Finlândia.
Em breve resumo, apresentou-se a Agenda 2020, as metas e estratégias 2020, a prestação de contas do exercício de 2019, a importância da atuação ativa dos representantes continentais, bem como a necessidade de novos associados, inclusive, para a inscrição no Comitê Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC.
No dia 26, os membros da FMS e da FENAVIST tiveram maiores oportunidades em visitar a feira, contando com uma apresentação coletiva de novas tecnologias adotadas pela Empresa de Segurança “Sabico Seguridad”.
Além disso, participaram de uma reunião com a Associação de Diretores de Segurança – ADISPO. A Entidade apresentou sua percepção social do setor, as medidas de melhorias que têm sido adotadas para em treinamento de profissionais de segurança, bem como as medidas aplicadas na Espanha para o aumento de emprego no setor e suas dificuldades, as medidas de segurança, a regulamentação e os requisitos mínimos necessários para a atuação de gerentes como membros da segurança privada.
O Presidente da Federação Mundial de Segurança – FMS, igualmente, tratou com a ADISPO sobre a importante papel da Entidade e a importância de integrarem novos membros de diferentes países a fim de fortalecer a representatividade do Setor perante os organismos internacionais.